quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O que é Veganismo?

Veganismo é um movimento de justiça social para que nós, seres humanos, vivamos sem explorar os animais. É uma forma de se posicionar no mundo motivada por convicções éticas com base nos Direitos Animais, que procura evitar exploração/abuso dos mesmos. É a prática e busca da abolição ao uso de animais por seres humanos para alimentação, apropriação, trabalho, comercialização, caça, pesca, vivissecção, confinamento e toda atividade que envolva a exploração da vida animal.
Sendo assim, as pessoas que adentram ao veganismo procuram abolir qualquer ação que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal, no exercício da não-violência, a busca por alternativas aos mais diversos produtos, o não consumismo, ação direta, entre outras práticas. É o ato de lutar diariamente pelos direitos animais, evitando ao máximo a exploração de animais humanos e não-humanos.
É muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim um conjunto de práticas focadas nos Direitos Animais que, por consequência, adota uma alimentação estritamente vegetariana, ou seja, sem laticínios, ovos, mel, colágeno, etc. A alimentação é apenas uma das partes do conjunto de práticas. Os animais têm o direito de não serem usados como propriedade, e o veganismo é a base ética para levar a sério esse direito, pelo mínimo de respeito a eles.
O termo "vegan" foi criado em 1944 na Inglaterra, por diferenças ideológicas a Sociedade Vegetariana, pois o termo vegetarianismo se limita a dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário